quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Resumo do projeto

O tempo vai passando...



É hora de fazer um planejamento de tudo o que pode acontecer nesses DOIS meses, SESSENTA DIAS...

Ainda está em tempo, mas é melhor que tiremos o barco do piloto automático e aceleremos.

Um dos pré-requisitos para a inscrição do projeto na feira META (Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações) é a redação de um resumo.
Segue o resumo enviado à comissão avaliadora:

Título: Toldo Automático
Autores: Cristiano Júnio Mercídio e Victor Gama van Eijk
Orientador: Paulo Cezar Santos Ventura
Palavras-chave: Toldo; Automação; CEFET-MG

Lidar com as variações de ocorrência de fenômenos atmosféricos tais como incidência solar e precipitações, pode vir a ser um empecilho, principalmente quando se trata de estabelecimentos comerciais. Muitas vezes existe proteção contra esses acontecimentos, por exemplo, valendo-se de toldos. No entanto, nem sempre é possível que haja um funcionário atento a essas variações, o que pode vir a acarretar problemas com o produto e a clientela. Baseado em pesquisas, concluiu-se que no mercado não há um toldo acessível que funcione de forma automática, sendo acionado quando há a ação excessiva do sol ou a mínima quantidade de precipitação, usando para isso sensor de luminosidade e de chuva, respectivamente. O primeiro tendo um relé fotoelétrico obtido comercialmente e o segundo, projetado pela própria equipe, tendo funcionamento baseado na condução da corrente elétrica. Os dois sensores estão interligados e têm a lógica de operação programada por um circuito. O motor utilizado é de corrente contínua. Com a inversão da mesma pode-se obter a abertura ou fechamento do dispositivo de acordo com a lógica pré-estabelecida.  A estrutura do toldo é constituída de alumínio, material leve, de baixo custo e resistente às ações do ambiente. No entanto, o uso desse equipamento não está restrito ao comércio, sendo aplicável, por exemplo, nas casas, para proteção de portas e janelas, em varandas, garagens, jardins. Ele é aplicável também no setor agrícola, com as devidas adaptações para exercer a proteção de algum grupo de plantas contra o excesso de sol ou de chuva.
Boa sorte pra gente, o resultado dos projetos selecionados será apresentado na semana que vem.

2 comentários:

  1. eu tenho que fazer tcc e estava pensando em fazer um projeto de toldo automático e procurando na net alguns projetos e achei o blog de vcs e queria pedir a ajuda de vcs para eu realizar esse projeto se for me ajudar me mande um email para matheus_messias@hotmail.com

    ResponderExcluir